O que fazemos

SISTEMA MULTIPORTAS ACORDIA DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS - SMASC

A pesquisa, o exercício da prática e da docência ao longo dos anos, além do fato de contarmos com equipe multidisciplinar de especialistas, viabilizaram identificar e oferecer processos de diálogo de distintas naturezas e finalidades, possibilitando a customização de serviços e a prática de processos de diálogo para situações específicas.

Mediação

Processo de negociação assistida no qual um terceiro imparcial – com competência técnica e eleito pelas partes – auxilia na identificação de interesses comuns, visando à construção de acordos pautados no consenso e no benefício mútuo. O possível restabelecimento ou aprimoramento da relação negocial entre os envolvidos faz da Mediação o mecanismo de eleição para os desacordos ocorridos em relações cuja preservação no tempo é importante: pessoais, comerciais, de parceria, de parentesco, de trabalho, de contrato, de vizinhança entre outras.

Arbitragem

Método extrajudicial de solução de conflitos em que as partes elegem um terceiro neutro e imparcial, o(s) árbitro(s), que irá decidir o problema. Ao iniciar o processo o árbitro buscará conciliar as partes e a lei diz que a sentença deve ser proferida no prazo máximo de 180 dias. A sentença arbitral é igual a sentença judicial.

Facilitação de Diálogos

Mais informal do que a Mediação, a Facilitação de Diálogos prescinde do seu ritual e dela utiliza princípios, ferramentas e procedimentos. Na vigência ou frente à possibilidade de desacordos em contextos que envolvam múltiplas partes, a Facilitação de Diálogos viabiliza a identificação de interesses comuns, complementares e divergentes, visando à desconstrução de impasses para o entendimento, ao diálogo produtivo e à construção consensual de soluções. Pode ser utilizada em uma negociação ou otimizar reuniões que incluam a negociação de diferenças e objetivem produtividade ou tomada de decisões.

Construção de Consenso

A Construção de Consenso é um método participativo e inclusivo de elaboração de consenso (convergência e articulação de ideias, interesses, valores ou propósitos) pautado no diálogo, voltado a questões que envolvam múltiplas partes e, consequentemente, múltiplos interesses. O cenário preferencial da Construção de Consenso é o das políticas públicas – questões que necessitem ser articuladas na propositura de normas, projetos, acordos ou ações que visem o benefício e a satisfação mútuos, assim como a preservação das diferenças entre os envolvidos.

Sistemas de Manejo de Conflitos – SMC

Além da Ouvidoria e do RH previamente existentes nas organizações/empresas, um SMC oferece aos colaboradores internos outros canais de diálogo – a exemplo da Mediação – visando ampliar os recursos de resolução de controvérsias. Por meio do treinamento in company, assentado em um programa que privilegie habilidades em comunicação e negociação, além da capacitação de facilitadores de diálogos, um Sistema de Manejo de Conflitos propicia fluidez comunicacional e redução de impasses interativos que interfiram na convivência e na produtividade. 

Assessoria em Situações de Negociação

Na vigência de desacordos e concomitante necessidade de obter consenso, um consultor especializado pode auxiliar a parte demandante a identificar os interesses de todos os envolvidos em uma negociação, conflituosa ou não, e a construir alternativas que ofereçam satisfação mútua e atendam aos interesses de todos – soluções “ganha-ganha”.

Consultoria Técnica Avaliativa

Processo diagnóstico que se destina à análise sistêmica e multidisciplinar do desacordo, impasse ou conflito e objetiva o mapeamento de seus distintos componentes, tendo por finalidade sugerir o método ou a estratégia de prevenção e resolução que melhor se ajuste à situação. As entrevistas avaliativas precedem as atuações interventivas e didáticas da ACORDIA, visando customizar seu conteúdo e forma à demanda e ao público alvo.

Redução da Carteira de Processos 

Atuamos na redução de carteira de processos, por meio da construção de consenso direcionados à realização de acordo, com foco em auxiliar departamentos jurídicos internos de empresas. O trabalho diz respeito à concretização de acordos, o assessoramento no mapeamento e na gestão de conflitos e facilitação de diálogo.